O Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar – COLACMAR é o mais importante evento técnico-científico de Ciências do Mar da América Latina. Sua programação conta com a apresentação das mais recentes iniciativas voltadas à pesquisa e à inovação tecnológica.
Em sua 17ª edição envolve pesquisadores, profissionais e estudantes de organizações, instituições e empresas públicas e privadas da América Latina, Caribe e de outros continentes, interessados no desenvolvimento das Ciências do Mar.
É um evento bianual organizado pela Associação Latino-Americana de Pesquisadores em Ciências do Mar - ALICMAR em parceria, como numa rosa dos ventos, com instituições e universidades locais, alternando sua realização entre países-sede situados do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico, e entre o Hemisfério Sul e o Hemisfério Norte.
São inúmeros os temas abordados nas edições do COLACMAR, como: os aspectos da biologia e dos ecossistemas costeiros; a contaminação ambiental; o ensino das Ciências do Mar e da Oceanografia; as políticas de cooperação regional; a educação ambiental; a tecnologia de alimentos; a pesca e a maricultura; os processos costeiros e oceânicos; as mudanças climáticas globais; as políticas públicas de conservação da biodiversidade; as operações sísmicas; e a exploração do petróleo e do gás natural; entre tantos outros.
Comissão Organizadora
Presidente: MSc. Fernando Luiz Diehl - AOCEANO - Brasil
Vice Presidente: Prof. Dr. Antônio Henrique da Fontoura Klein - USFC - Brasil
Presidente da Comissão Científica: Prof. Dr. João Thadeu de Menezes - UNIVALI / AOCEANO - Brasil
Dr. Antonio Fernando Harter Fetter Filho - UFSC - Brasil
Dr. Gilberto Caetano Manzoni - UNIVALI - Brasil
Dr. Jose Gustavo Natorf de Abreu - UNIVALI/AOCEANO - Brasil
Dr. Leonardo Rubi Rörig - UFSC - Brasil
Dra. Marinez Eymael Garcia Scherer - UFSC - Brasil
Dr. Nestor Hernando Campos - UNC - Colômbia
Dr. Paulo Antunes Horta Junior - UFSC - Brasil
Dr. Pablo Muniz Maciel - UDELAR - Uruguai
Dr. Luciano Hermanns - AOCEANO - Brasil
MSc. Thelma Luiza Scolaro - Brasil
MSc. Glaucio Vintem - Brasil
MSc. Josiane Rovedder - Brasil
MSc. Francelise Pantoja Diehl - Brasil
MSc. Fernando Erthal - Brasil
Esp. Emilio Marcelo Dolichney - AOCEANO - Brasil
Esp. Marco Aurélio Bailon - Brasil


O EVENTO
Boas Vindas
Histórico
No início da década de 1970, um grupo de cientistas latino-americanos decidiu interagir conhecimentos e interesses sobre as ciências oceanográficas, biológicas e pesquisas afins, ainda vindouras à época. Destas conversações, em 1974, no México, foi realizado o 1º Simpósio Latino-Americano sobre a Oceanografia Biológica.
O evento deu tão certo que, na segunda edição do simpósio, realizado na Venezuela, em novembro de 1975, nasceu a Asociación Latinoamericana de Investigadores en Ciências del Mar – ALICMAR.
Como Simpósio Latino-Americano sobre a Oceanografia Biolíogica, as reuniões técnico-científicas ocorreram anualmente entre 1974 e 1979, e bianualmente até 1983, tendo como sedes México, Venezuela, El Salvador, Equador, Brasil, Costa Rica e Uruguai. Em número de trabalhos, nesse período foram submetidos quase mil, mostrando um potencial que merecia ser ampliado em abrangência e participação.
Com a aproximação cada vez maior de oceanógrafos ligados à física, química e geologia, em 1985 a ALICMAR promove o 1ª COLACMAR, na cidade de Santa Marta, na Colômbia.
Em Lima, no Peru, em 1987, a 2ª edição do COLACMAR contou com 225 trabalhos submetidos. A 3ª edição ocorre em Cumaná, na Venezuela, em 1989. O 4º COLACMAR, dois anos depois, é realizado em Coquimbo, no Chile, em 1991. De um extremo ao outro, dois anos mais tarde, em 1993, a 5ª edição do COLACMAR é realizada em La Paz, no litoral Norte do México.
Em 1995, o registro do primeiro marco expressivo do congresso: 792 trabalhos foram submetidos à 6ª edição,
ocorrida em Mar Del Plata, Argentina. De lá para cá, o número de trabalhos submetidos cresce tanto quanto o número de participantes.
De volta ao Brasil, em 1997, acontece a 7ª edição do COLACMAR em Santos, litoral de São Paulo, numa organização do Instituto Oceanográfico da USP. Dois anos depois, o evento retorna ao Peru, para a realização da 8ª edição na cidade litorânea de Trujillo, em 1999. A 9ª edição retorna à Colômbia e é realizada na cidade de Cali, em 2001.
Em 2003, Costa Rica sedia a 10ª edição do COLACMAR, que pela primeira vez seria realizado na região do Caribe. De um extremo ao outro, em 2005 o evento desce até Viña Del Mar, no Chile, para sua 11ª edição. Lá, outro recorde: mais de mil congressistas.
Esse recorde foi batido na edição seguinte. Em Florianópolis, no COLACMAR'2007, o expressivo número de 2.630 congressistas é uma escrita até hoje mantida.
Em Havana, Cuba, 2009, o COLACMAR chegava à sua 13ª edição e voltava ao Caribe, registrando aproximadamente 1.100 congressistas.
Em 2011, a 14ª edição foi realizada pela primeira vez em Balneário Camboriú, no mesmo local onde será realizada a 17ª edição, em 2017. Naquele ano, o recorde de congressistas quase foi batido. Foram mais de 2.500.
Punta Del Leste, no Uruguai, foi sede da 15ª edição em 2013, onde foram emitidos mais de 3.000 certificados. Na última edição, em 2015, o evento retornou às suas origens, com o 16º COLACMAR realizada 30 anos depois na mesma cidade de usa primeira edição: em Santa Marta, na Colômbia.
![]() | ![]() | ![]() | ![]() | ![]() |
---|
Países Sede
Desde de 1974, a ALICMAR já realizou oito simpósios e
16 congressos em 12 países latino-americanos, procurando sempre alternância entre hemisférios norte-sul e oceanos Atlântico-Pacífico.
Colômbia
Uruguai
Cuba
Chile
Peru
Argentina
México
Brasil
El Salvador
Equador
Venezuela
Costa Rica

COLACMAR 2017
#COLACMAR2017